Leve arte para sua empresa e emocione as pessoas através do teatro, com leveza, humor e poesia.

A arte facilita o aprendizado e a aquisição de conhecimento ao engajar o público nos níveis racional, emocional e estético, além de promover ambientes corporativos dinâmicos e saudáveis. Por isso, a Jatobá Produções Artísticas realiza, desde 2007, peças teatrais, esquetes, palestras, contação de histórias e intervenções culturais em eventos e treinamentos, SIPAT e comemorações.

Atendemos diversos públicos com produções personalizadas e preços acessíveis , adaptando nossas apresentações a diferentes espaços. Nossa equipe é formada por artistas graduados em artes cênicas.

REPERTÓRIO

Tati, participa da SIPAT! Acompanha o Marcão, o vigilante da prevenção! Prevenir e evitar é só começar!

Os personagens Marcão e Tati utilizam humor e palhaçaria para conscientizar os colaboradores sobre segurança no trabalho. A peça destaca o uso de EPIs, a importância da atenção, da organização e do cuidado com a saúde física e mental. A dramaturgia é personalizada conforme os acidentes mais comuns na empresa ou no setor, a fim de atender necessidades específicas.

Não avança sem segurança! Ando devagar, porque já tive pressa.

Dois fiscais de trânsito, com trajes alegres, visitam empresas para conscientizar sobre os acidentes no trajeto casa-trabalho, destacando o respeito às leis de trânsito e os cuidados para motoristas, motociclistas e pedestres. Além disso, abordam a prevenção de acidentes internos, como evitar o uso de celulares enquanto caminham e o uso de corrimãos para deslocamentos seguros.

Viajantes, a viagem da vida é a melhor escolha.

Por meio da metáfora de estações de trem, personagens refletem sobre suas jornadas, dando voz às emoções reprimidas, quebrando certos tabus, estimulando o diálogo e compartilhando canais de ajuda, trazendo esperança àqueles que enfrentam batalhas silenciosas.

Perfurocortante, prevenção constante!

Dois artistas, que interpretam uma enfermeira e um técnico de enfermagem, instauram um espaço cênico e lúdico nos hospitais. Entre risadas e palhaçaria, compartilham informações sobre a prevenção de acidentes com perfurocortantes.

As cartas de Florence Nightingale.

Uma apresentação teatral que narra a vida de Florence Nightingale, pioneira da enfermagem moderna, que, em um enredo poético e imaginário, troca cartas com Ana Nery, pioneira da enfermagem no Brasil. A dramaturgia entrelaça passado, presente e futuro, com base nos diários de Florence, que contribuíram para o avanço da enfermagem. É um convite a todos profissionais da saúde para refletirem sobre suas próprias histórias e as paixões que os motivam a cuidar dos pacientes.

Segurança do paciente

Um técnico de enfermagem que é atrapalhado e envolvido em palhaçarias enfrenta seu primeiro dia de trabalho com os profissionais do hospital. No coletivo, aprende conceitos importantes sobre a segurança do paciente: a identificação correta, administração de medicamentos na dose, via e horário certos, registro preciso de informações, prevenção de lesões por pressão e redução de riscos.

Consciência Negra: histórias afrobrasileiras

Artistas negros e negras, vivendo nas encruzilhadas do Brasil, desatam os nós das ancestralidades africanas e afro-brasileiras, para revisitar histórias de pessoas escravizadas em nosso país.
Além de ampliar o conhecimento sobre o continente africano e desmitificar mitos que permeiam nossa sociedade, a apresentação convida o público a ajudar na construção de uma comunidade antirracista.

Memórias afetivas natalinas presentes em contos

Durante as festividades de fim de ano, apresentamos uma performance artística poética e lúdica, com música e alegria, que convida o público a revisitar suas memórias afetivas do Natal. A árvore de Natal ganha vida para simbolizar momentos marcantes de nossas vidas. Em comunhão, refletiremos sobre o verdadeiro significado da data, transmitindo mensagens de união, luz, paz, esperança e amor.

Universo multi diverso

Uma atriz e um músico narram histórias que atravessam o tempo, abordando orientações sexuais e identidades de gênero, acolhendo a comunidade LGBTQIA+. Refletem sobre racismo estrutural, diversidade religiosa, inclusão de pessoas com deficiência, combate ao etarismo e promovem uma maior interseccionalidade de gêneros. A esquete celebra a fraternidade coletiva e reconhece as diferenças que nos unem.

A CooperAção para um mundo com mais união.

Nesta peça, inspirada em fábulas de Esopo e contos populares, duas crianças entram em um livro mágico e encontram um mundo em desordem, causado pela desunião. Com a ajuda de animais falantes e seres do folclore brasileiro, elas aprendem a importância da cooperação para restabelecer a paz e a harmonia. A história ensina, de forma lúdica, o valor da solidariedade.

Viagens pela Alma Humana para o Autocuidado.

Uma viajante percorre caminhos com uma mala cheia de histórias. Em cada cidade, encontra pessoas cujas vivências refletem a condição humana. A mala guarda objetos simbólicos que conectam essas narrativas e inspiram reflexões sobre coragem, empatia e saúde emocional. Com delicadeza e humor, a peça convida o público a revisitar suas histórias e escrever novas páginas, reforçando a importância do acolhimento e do bem-estar. Integrando a campanha Janeiro Branco, a obra destaca a relevância do cuidado com a saúde mental e emocional, incentivando a reflexão e a reconexão consigo mesmo.

Histórias Teatralizadas.

Desde 2008, Patrícia Torres dedica-se à arte de contar histórias, escrevendo, narrando e produzindo performances que englobam contos autorais, populares, poesias e relatos de vida.

Suas apresentações criam conexões emocionais e reflexivas com pessoas de todas as idades, além de utilizar a narrativa poética como ferramenta educativa e transformadora.

FORMATO DAS APRESENTAÇÕES

PEÇA TEATRAL: 40 MINUTOS

ESQUETE TEATRAL: ENTRE 5 E 15 MINUTOS.

INTERVENÇÕES TEATRAIS: ENTRE 7 E 10 MINUTOS.

PALESTRAS ENCENADAS: 50 MINUTOS.